terça-feira, 5 de maio de 2009

Síndrome metabólica em adolescentes


Um estudo publicado no periódico Jornal de Pediatria Vol.85 N°1 de 2009, sob o título "Fatores de risco cardiovasculares, suas associações e presença de síndrome metabólica em adolescentes", teve por objetivo determinar a presença e associação de fatores de risco cardiovasculares como preditores da síndrome metabólica em adolescentes brasileiros.

Foram avaliados 380 adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos de ambos os sexos.

A ateromatose é encontrada na camada íntima da aorta de crianças quando estas apresentam níveis de colesterol entre 140 e 170mg/dl, e a concentração média de colesterol encontrada no estudo foi de 151+-28mg/dl. A concentração média de LDL-colesterol foi de 91+-25mg/dl e os níveis de HDL-colesterol foram de 45+-9mg/dl.

Níveis altos de triglicerídeos são um componente chave da SM, pois estão associados ao acúmulo de LDL e ao risco de desenvolver doença ateromatosa. A média deste estudo foi de 74+-31mg/dl.

A hiperglicemia foi de 0,6% entre os meninos e 0,5% entre as meninas. Essa incidência aumentou surpreendentemente.

A hipertensão é um problema mais complexo em crianças por causa de seu crescimento e desenvolvimento, pois a pressão aumenta durante o crescimento e maturação. A prevalência de níveis de pressão sistólica e diastólica indesejáveis foi de 6,6% entre os percentis 90 e 95 (limítrofe) e 3,4% acima do percentil 95 (hipertensão).

A prevalência de sobrepeso foi de 8,4% e de obesidade foi de 5,5%. A obesidade é o problema de saúde mais comum na infância e é associado a hipertensão, diabetes melito e dislipidemia. É a causa mais comum de resistência insulínica.

O início da SM pode ocorrer nas fases bem iniciais da vida, e essa doença tem efeito desfavorável sobre a mortalidade cardiovascular.

Não existe consenso sobre o diagnóstico da SM em crianças e adolescentes. Nos adolescentes deste estudo, a prevalência total de SM foi de 1,32%.

A prevalência de SM e fatores de risco associados foi geralmente mais baixa do que a encontrada na literatura, talvez porque nossa população de estudo tenha origem em classes econômicas menos privilegiadas, o que pode indicar difícil acesso a agentes que acionam fatores de risco.

A prevalência alta de adolescentes com sobrepeso pode aumentar as taxas de SM. O estudo contribui para identificar fatores de risco de SM em um grupo que não apresenta fatores de risco previamente conhecidos (i.e., obesidade, hipertensão, dislipidemia).

Os dados deste estudo chamam a atenção para a severidade deste problema e a necessidade de atenção aos indivíduos nesta faixa etária, para evitar o desenvolvimento de fatores de risco isolado ou associados para doença cardiovascular. Deve ser feito um diagnóstico precoce, para corrigir problemas e contribuir para reduzir a ocorrência de doenças cardiovasculares posteriormente.

Nenhum comentário: