quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Benefícios da laranja


Qualquer que seja o sabor, a laranja média tem cerca de cinquenta calorias, mas para aproveitar todos os nutrientes depende muito de como a fruta é consumida. Quem joga fora o bagaço perde umas das grandes propriedades da laranja. É nele que está concentrada a maior parte de fibras da fruta.


“Nós nunca devíamos chupar, nós devíamos comer a laranja, porque a parte branca consiste de pectina e a pectina exerce diversas funções no organismo. Por exemplo, na boca ela insere-se nos sulcos gengivais e previne contra cárie dentária. No estômago, ela aumenta o volume do alimento então dá uma saciedade. No intestino grosso esta pectina é fermentada e produz uma substância que previne contra câncer do intestino grosso. Para quem tem o intestino preso tambem é muito importante”, explica o nutrólogo, Hênio Cardilo.


O suco tem potássio que ajuda a controlar pressão, betacaroteno, um renovador celular, e vitamina C que facilita a absorção do ferro, de alimentos como feijão. O consumo da vitamina C também faz bem para a pele.


“A vitamina C atua na formação do colágeno, então pode ser considerado um rejuvenescedor. Ela clareia a pele exatamente por interferir na formação de melanina. Ela é um antioxidante então ela previne o envelhecimento celular não só no organismo como um todo, mas na pele também”, fala Ana Cláudia de Brito Soares, dermatologista.

Você pode potencializar os efeitos antioxidantes da vitamina C associando a alimentos que tenham vitamina E, A e selênio que também tem antioxidantes. Quem explica é a chefe e nutricionista Andrezza Eufrásio.


Então você pode fazer uma salada de grão de bico que tem muita vitamina E, laranja, e castanha que tem selênio e fica perfeito.



- Qual é a melhor forma de descascar a laranja? Com uma casca bem fininha.


- Qual a melhor faca? Faca inox. Se a faca for de ferro: o ferro em contato com o ácido da fruta, pode oxidá-la mais rapidamente.


Só em cortar a fruta já se perde vitamina C. Uma laranja média, por exemplo, tem 33 miligrama de vitamina C logo após ser espremida. A boa notícia é que uma pesquisa da Embrapa já comprovou que ela não se perde tão rapidamente como se pensava nos sucos.



Em temperatura ambiente caiu para vinte e oito miligramas duas horas depois e vinte e cinco miligramas. Quatro horas depois, então um suco ainda vai ter 76% da vitamina C quatro horas depois.


Se você guardar na geladeira esta perda vai ser bem menor.



O melhor é botar em recipientes escuros, nunca transparentes porque a luz também oxida a vitamina C. O oxigênio também tem o mesmo efeito por isto encha até a borda, tampe, ou coloque papel filme.


- E qual a quantidade ideal? A Organização Mundial de Saúde recomenda noventa miligramas para homens e setenta e cinco para mulheres diariamente. Então duas laranjas no mínimo.


Fonte: Jornal Hoje