sexta-feira, 24 de julho de 2009

Dislipidemias em escolares

Um artigo publicado no periódico Arquivos Brasileiros de Cardiologia em junho de 2009, cujo objetivo era investigar a prevalência de dislipidemia em crianças e adolescentes da rede particular de ensino na cidade de Belém, mostra dados alarmantes.

Foram investigados 437 escolares, com faixa etária entre 6 e 19 anos. Foram mensurados peso e estatura, para cálculo do índice de massa corporal (IMC) e pregas cutâneas para o cálculo do percentual de gordura. O perfil lipoprotéico sérico foi obtido através da dosagem do colesterol total, triglicerídeo, LDL-colesterol e o HDL-colesterol após 12 horas de jejum, determinado por métodos enzimáticos.

Do total de escolares analisados 126 (28,8%) apresentaram excesso de peso e 158 (36,2%) índice de adiposidade elevado. As crianças (33,6%) apresentaram maior prevalência de obesidade quando comparadas com os adolescentes (10,1%). Em relação às características bioquímicas constatou-se que 214 (49%) apresentaram alguma alteração no perfil lipídico e que as crianças e os adolescentes da faixa de 10 a 15 anos foram os grupos etários que apresentaram maiores taxas de dislipidemia (34,6 e 25,5 %), respectivamente.

Segundo o estudo, esses achados demonstram a importância de se diagnosticar precocemente o possível perfil lipídico, principalmente se este já apresentar associação com outro fator de risco como a obesidade.

É importante o controle de peso durante a infância e adolescência, uma vez que a obesidade, além de ser um fator de risco independente para o desenvolvimento da aterosclerose, pode estar associada a uma série de outros fatores de risco, como hipertensão arterial, diabete melito tipo 2 e dislipidemia.

A associação entre massa corporal e dislipidemia tem múltiplas causas metabólicas: resistência à insulina, hiperinsulinemia, hiperglicemia e aumento da proteína transportadora de ésteres de colesterol secretada pelos adipócitos, entre outros. Tanto o controle do peso corporal como também o da gordura localizada parece ser uma medida eficaz no controle da dislipidemia, com diminuição de LDL-C e aumento de HDL-C, principalmente em meninas.


É necessário que a prevenção da doença ateroesclerótica seja iniciada na infância, e a equipe de saúde deve estar atenta para identificar e intervir precocemente nos seus fatores de risco, a fim de que sejam adotados programas preventivos, que incluam o estímulo à adoção de hábitos alimentares adequados e estilo de vida saudável.


quarta-feira, 22 de julho de 2009

Receitas para crianças

Abaixo seguem algumas receitas bem atrativas, para aquelas crianças que fazem cara feia para hortaliças.

HAMBURGUER DE CENOURA
Ingredientes
3 cenouras raladas
1 maçã sem casca ralada
1 clara de ovo
1/2 xícara de chá de cebola
3 colheres de sopa de aveia
2 colheres de sopa de salsa
Sal a gosto
1/2 xícara de chá de farinha de rosca
Azeite de oliva para untar

Modo de preparo
Esprema a cenoura para retirar o excesso de suco e misture com a maçã, a clara, a cebola, a aveia e a salsa. Tempere com sal. Faça bolinhas achatadas no formato de hambúrguer. Passe-as na farinha de rosca. Unte uma frigideira antiaderente com o azeite e frite-as.

Rendimento: 8 unidades

BRIGADEIRO DE CENOURA
Ingredientes
1 cenoura ralada no ralo grosso
1 xícara de chá de água
1 1/2 xícara de chá de leite em pó
2 colheres de sopa de Maizena
1/2 xícara de chá de açúcar
1 colher de sopa de margarina
Coco ralado para cobrir
Margarina para untar

Modo de preparo
Bata no liquidificador a cenoura, a água, o leite em pó, a Maizena e o açúcar até que todos os ingredientes estejam incorporados. Transfira para uma panela média, junte a margarina e leve ao fogo baixo, mexendo até aparecer o fundo da panela. Despeje em um prato levemente untado. Deixe esfriar. Com as mãos untadas, faça bolinhas e passe no coco ralado.

Rendimento: 30 unidades

Tanto o brigadeiro quanto o hambúrguer são feitos com cenoura. Além de emprestar seu colorido aos pratos, a receita fica muito mais vitaminada. É que o vegetal está cheio de betacaroteno e esse nome é sinônimo de vitamina A. Quando o betacaroteno entra no organismo, transforma-se nesse importantíssimo nutriente que protege os olhos e a pele.


BOLO DIFERENTE

Ingredientes

3 beterrabas médias
1 xícara de chá de suco de laranja
3 ovos (reserve as claras)
1 xícara de chá de açúcar
2 colheres de sopa de margarina
3 xícaras de chá
de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo

Bata no liquidificador as beterrabas e o suco de laranja até obter uma mistura homogênea. Numa tigela, junte as gemas com o açúcar e a margarina. Acrescente a farinha de trigo e por último as claras em neve e o fermento. Bata bastante. Leve ao forno para assar.

Rendimento: 12 porções

O bolo se tornou mais divertido por causa da beterraba. E ela também acrescentou pitadas de ferro para a preparação. Que fique claro, foram pitadas. É que nem de longe essa raiz contém o ferro de uma carne vermelha. Mas, de pouquinho em pouquinho, a anemia fica cada vez mais longe. Além desse mineral, o vegetal oferece vitaminas do complexo B que são importantes para o aproveitamento de outros nutrientes, ajudando a manter tudo na mais perfeita ordem.


PANQUECA DE TOMATE E SALSA

Ingredientes

1 copo de leite
1 copo de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 ovo inteiro
1 colher de molho de tomates
1/2 copo de tomate picado sem sementes
6 ramos grandes de salsa picados
Margarina suficiente para untar a frigideira

Recheio

400 gramas de carne moída
1 cebola pequena
1 dente de alho
Sal a gosto

Modo de preparo

Bata no liquidificador o leite, a farinha de trigo, o sal e o ovo. Separe a massa em três porções. Na primeira misture o molho de tomates. Na segunda, o tomate picado e na terceira a salsa picada. Frite as três em uma frigideira previamente untada com margarina. Refogue a carne moída com os temperos Coloque o recheio e enrole as panquecas.

Rendimento: 3 porções


CESTINHAS CRIATIVAS

Ingredientes

2 tomates médios
1 talo médio de salsão
1 xícara de chá de milho ou ervilha
2 colheres de sopa de iogurte
1 pitada de sal

Modo de preparo

Lave os tomates e o talo de salsão em água corrente. Depois de escorrer bem a água, seque-os com toalha de papel. Parta os tomates ao meio para formar as quatro cestas. Tire as sementes e reserve. Pique o salsão em pedaços pequenos e coloque em uma tigela. Misture o milho, o iogurte e o sal. Distribua a mistura dentro dos tomates. No recheio você pode usar também maionese, presunto picado, cenoura ralada, atum ou os ingredientes de sua preferência.

Rendimento: 4 porções

O fruto que aparece nestas receitas é fonte de vitamina C. E esse nutriente é pra lá de importante para o funcionamento do sistema imunológico. O tomate também contribui com potássio, um mineral que preserva a saúde de todos os músculos, inclusive o cardíaco. De quebra, esse vegetal oferece o licopeno, uma substância que está cada dia mais famosa pela sua capacidade de afastar tumores.

Fonte: Revista Saúde