sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Gordinho aos 20? Cuidado com as próximas décadas...


Se você está acima do peso comece a se cuidar. E se você acha que porque é jovem não ha necessidade disso, comece a repensar tudo.


Indivíduos obesos e diabéticos aos 20 anos correm sério risco de enfartar ou terem um derrame se não forem realizadas mudanças de estilo de vida. Se você é homem e sua pressão está acima de 136/88 o risco é maior ainda.


A circunferência da cintura aumentada em apenas 5cm acima do esperado eleva a mortalidade em 17% para homens e 13% para mulheres. Juntos com o aumento da pressão arterial e da gordura abdominal geralmente observa-se níveis de triglicerídeos plasmáticos acima de 150mg/dL, colesterol HDL diminuído e resistência à insulina. A soma de todas estas condições é uma fórmula bombástica.


Por isto, reduzir o peso é a primeira medida a ser tomada. A redução de 2,3 a 5 kg já trás benefícios enormes como aumento da disposição e diminuição da pressão sanguínea. Cortar o açúcar presente nos doces, na farinha refinada e nos seus derivados, assim como o xarope de milho (presente principalmente nos refrigerantes) é muito importante neste processo já que os mesmos enganam o organismo deixando-o sempre faminto. Além disso, o xarope de milho
promove a obesidade abdominal.


Não esqueça de juntamente às alterações dietética consultar seu médico para um checkup que o possibilite iniciar uma atividade física com segurança.

Fonte: Blog Dicas da Nutricionista

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Shakes usados para emagrecer podem fazer mal


Fórmulas à base de shakes, usadas em substituição a refeições visando ao emagrecimento, podem fazer mal à saúde, quando consumidas sem orientação de NUTRICIONISTAS.



Estudo da Pro Teste (http://www.proteste.org.br/), da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, com cinco marcas, constatou que os shakes apresentam desequilíbrio nutricional. Eles têm excesso de proteínas e carboidratos, porém quase nenhuma gordura, nutriente essencial para a absorção de vitaminas.



Na pesquisa, coordenada pela NUTRICIONISTA Manuela Dias, foram analisadas as qualidades nutricionais de cinco produtos: Bio Slim, DIET Shake, DIET Way, Herbalife e In Natura.



Ela concluiu que o teor calórico dos shakes é muito baixo, de 190kcal, o Herbalife, a 230kcal, o DietShake; já incluindo a mistura ao leite. Isso significa que esses shakes não fornecem combustível suficiente para o corpo. - Um adulto precisa, em média, de 2 mil kcal/dia. Mesmo tomando dois copos desses shakes a pessoa não atinge nem a metade de suas necessidades diárias - alerta.



Produtos têm legislação específica e seguem normas Os produtos seguem legislação específica e estão dentro das normas, mas não são balanceados, saudáveis. Por exemplo, os shakes fornecem, em média, 32% de proteína. Para a Pro Teste, o ideal é que as proteínas não ultrapassassem 10% a 15% do valor energético. Proteínas em excesso causam danos ao fígado e aos rins, além de perda de minerais, como cálcio.



A DIETA saudável deve ter ainda de 50% a 60% de carboidratos, 20% a 25% de gorduras: - Quem consome esses produtos deve consultar um NUTRICIONISTA para saber se não está com deficiência nutricional. Há risco, entre outros problemas, de perda de massa muscular e queda de cabelo.



Outro problema é a falta de gordura nos shakes. O nosso corpo precisa dos lipídios para absorver algumas vitaminas e sintetizar hormônios. Com relação às fibras para substituir uma refeição, eles deveriam ter cerca de 10g por porção. Nenhuma das marcas atinge este valor.



O DIET Shake e o Herbalife não têm data de fabricação, e o último não diz a validade depois de aberto.



Fonte: CFN

Obesos


Quase 1,5 bilhão de pessoas serão obesas em 2015, alerta OMS.



Cerca de 1,5 bilhão de pessoas sofrerão com a OBESIDADE em 2015 se não mudarem o estilo de vida e hábitos alimentares pouco saudáveis, diz uma pesquisa publicada nesta segunda-feira, 1, no boletim da Organização Mundial da Saúde (OMS).



Segundo o estudo, quase 400 mil cidadãos dos Estados Unidos falecerão devido a doenças coronárias em 2010, fazendo com que os efeitos dos avanços em medicina cardiovascular fiquem "estagnados" enquanto as pessoas continuarem engordando.



Para Simon Capewell, um dos autores do estudo, a metade das mortes previstas poderia ser evitada se as pessoas comessem de forma mais saudável e deixassem de fumar.



Desde os anos 70, as taxas de falecimentos por este tipo de doença caiu pela metade graças a reduções no consumo de colesterol e de tabaco, além do aumento da atividade física, lembrou o relatório.



No entanto, desde os anos 90, estas conquistas perderam força devido ao "dramático" crescimento no número de pessoas obesas e com diabetes.


Fonte: CRN2