quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Shakes usados para emagrecer podem fazer mal


Fórmulas à base de shakes, usadas em substituição a refeições visando ao emagrecimento, podem fazer mal à saúde, quando consumidas sem orientação de NUTRICIONISTAS.



Estudo da Pro Teste (http://www.proteste.org.br/), da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, com cinco marcas, constatou que os shakes apresentam desequilíbrio nutricional. Eles têm excesso de proteínas e carboidratos, porém quase nenhuma gordura, nutriente essencial para a absorção de vitaminas.



Na pesquisa, coordenada pela NUTRICIONISTA Manuela Dias, foram analisadas as qualidades nutricionais de cinco produtos: Bio Slim, DIET Shake, DIET Way, Herbalife e In Natura.



Ela concluiu que o teor calórico dos shakes é muito baixo, de 190kcal, o Herbalife, a 230kcal, o DietShake; já incluindo a mistura ao leite. Isso significa que esses shakes não fornecem combustível suficiente para o corpo. - Um adulto precisa, em média, de 2 mil kcal/dia. Mesmo tomando dois copos desses shakes a pessoa não atinge nem a metade de suas necessidades diárias - alerta.



Produtos têm legislação específica e seguem normas Os produtos seguem legislação específica e estão dentro das normas, mas não são balanceados, saudáveis. Por exemplo, os shakes fornecem, em média, 32% de proteína. Para a Pro Teste, o ideal é que as proteínas não ultrapassassem 10% a 15% do valor energético. Proteínas em excesso causam danos ao fígado e aos rins, além de perda de minerais, como cálcio.



A DIETA saudável deve ter ainda de 50% a 60% de carboidratos, 20% a 25% de gorduras: - Quem consome esses produtos deve consultar um NUTRICIONISTA para saber se não está com deficiência nutricional. Há risco, entre outros problemas, de perda de massa muscular e queda de cabelo.



Outro problema é a falta de gordura nos shakes. O nosso corpo precisa dos lipídios para absorver algumas vitaminas e sintetizar hormônios. Com relação às fibras para substituir uma refeição, eles deveriam ter cerca de 10g por porção. Nenhuma das marcas atinge este valor.



O DIET Shake e o Herbalife não têm data de fabricação, e o último não diz a validade depois de aberto.



Fonte: CFN

Um comentário:

Dani Tolari disse...

Olá!

Os produtos NUTRILATINA podem ser adequadamente avaliados pelos seus milhares de consumidores, sobretudo em função da política de transparência imprimida pela empresa para a produção, divulgação e comercialização de seus produtos. Portanto, a fórmula que alia a alta qualidade técnica dos compostos alimentares presentes em seus produtos e a postura transparente – sobretudo diligente – assumida desde o início resultou na consagração e liderança de sua marca dentro deste setor de mercado, diante da confiabilidade repassada ao seu público consumidor.

Ao contrario da opinião da Revista PRO TESTE transmitida aos leitores que os “Shakes para emagrecer não são balanceados”, afirmamos que o DIET SHAKE® é o mais moderno e completo sistema nutricional de emagrecimento e gerenciamento de peso por substituição de refeições, associando uma nutrição completa e saudável aos benefícios da ciência e substitui até duas refeições diárias de forma nutricionalmente equilibrada acelerando os processos de emagrecimento e facilitando a manutenção do peso.

DIET SHAKE® é composto de macro e micronutrientes em concentrações adequadas, de acordo com as recomendações de ingestão diária, onde uma dose preparada substitui adequadamente uma refeição, contemplando todos os nutrientes necessários, prevenindo o aparecimento de carências nutricionais e promovendo a manutenção da saúde.

Sua fórmula, devidamente registrada na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), obedece rigorosamente os Padrões de Identidade e Qualidade de sua categoria (Dieta de Redução de Peso por Substituição Parcial das Refeições), o que garante a eficácia e a segurança ao consumidor.

Um abraço,
Nut Daniella Tolari