quinta-feira, 4 de março de 2010

Manuais da Embrapa

A Embrapa disponibiliza em seu site manuais sobre Frutas, verduras e legumes, para serem utilizadas pelo profissional Nutricionista em seu trabalho.

Abaixo segue o link. Antes do download, é necessário primeiro informar dados pessoais.

http://www.ctaa.embrapa.br/produtos/pub-download.php

quarta-feira, 3 de março de 2010

Compostos tóxicos de alimentos fritos


A acrilamida, composto cancerígeno presente em alimentos fritos foi descoberta em 2002. Desde então os pesquisadores vem trabalhando em formas de redução deste contaminante neste tipo de produto.


De acordo com estudos da Universidade Ghent, conduzidos pela aluna de pHD Raquel Medeiros Vinci, que estuda processos de fritura das amadas batatas, quanto mais escura ficar a batata, mas acrilamida estará presente. Além disso, quanto mais alta a temperatura da fritura, mais acrilamida é encontrada nas batatas. Além disso, segundo a pesquisadora quanto maior é o conteúdo de carboidratos na batata mais acrilamida é formada. Assim, as indústrias poderiam ter laboratórios para teste das batatas que chegam na empresa, selecionando as apropriadas para o consumo. Outra alternativa é o tratamento com asparaginase.



Um outro estudo, de 2004, já havia mostrado que em casa deixar as batatas já cortada, de molho por 90 minutos, diminui o conteúdo de carboidratos nas mesmas e a produção de acrilamida ao fritar. mesmo com todas estas estratégias não devemos abusar das frituras em virtude do alto conteúdo de gorduras ruins presentes. Outro estudo do grupo mostrou também a importância do consumo adequado de frutas e verduras afim de reduzir os efeitos da acrilamida no organismo. Ou seja, todas as estratégias que você já conhece.


segunda-feira, 1 de março de 2010

Proteína C-reativa em crianças obesas


Uma pesquisa divulgada nesta segunda nos Estados Unidos mostrou como a obesidade pode prejudicar a saúde das crianças de uma forma ainda mais ampla do que se sabia.


Mais de 16 mil crianças e adolescentes entre 1999 e 2006 passaram pelas balanças da Universidade da Carolina do Norte. Todos tinham entre um e 17 anos, 70% estavam com peso considerado normal, 15% tinham excesso de peso, os outros eram obesos ou muito obesos.


Além do peso, os pesquisadores analisaram a quantidade de uma proteína no sangue, a proteína C reativa, que, em níveis elevados, provoca inflamações nas artérias. E inflamação, por si só, já é ruim. Nas artérias, então, pode levar a acidentes cardiovasculares como ataques cardíacos e derrames cerebrais.


O resultado mostrou que entre os obesos e muito obesos 83% tinham altos índices da C reativa. E o mais preocupante: quase metade das crianças muito obesas com idades entre três e cinco anos apresentou níveis elevados da proteína que pode provocar inflamação nas artérias.


O estudo confirma que peso está relacionado a problema nos vasos sanguíneos. A surpresa é que isso tem acontecido mais cedo do que os médicos imaginavam.


"Estar acima do peso é um impacto na vida criança, na saúde do coração, na saúde em geral", diz a pesquisadora, que recomenda: preste sempre atenção se seu filho está tendo uma boa alimentação para prevenir a obesidade.


Pode não combinar com o gosto das crianças, mas o cardápio com frutas, legumes e verduras é o mais indicado para aqueles que estão descobrindo o sabor de uma vida saudável.

Fonte: Jornal Nacional