quarta-feira, 17 de junho de 2009

Rótulos de ovos alertam para riscos à saúde

Rótulos de ovos deverão trazer advertências sobre consumo e preparo deste alimento. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta terça-feira (16), norma que determina a obrigatoriedade, nos rótulos de todos os ovos comercializados no país, das seguintes advertências: "O consumo deste alimento cru ou mal cozido pode causar danos à saúde" e "Manter os ovos preferencialmente refrigerados".


Depois de publicada, as empresas terão 180 dias para se adaptar a nova regra. “Pretendemos alertar a população sobre procedimentos que podem ajudar a evitar a transmissão da Salmonella pelo ovo.Essa bactéria é muito comum na casca e no interior deste alimento cru e pode causar infecções alimentares”,explica Maria Cecília Brito, diretora da Anvisa.


A decisão da Anvisa é fundamentada em estudo do Ministério da Saúde que aponta o ovo como principal alimento envolvido em surtos de doenças transmitidas por alimentos no país se considerado como agente causador a Salmonella. Dados apontam que, entre 1999 e 2007, o consumo de ovos crus ou mal cozidos foi responsável por 22,6% dos 5.699 casos desse tipo de doença notificados ao Ministério da Saúde.


O estudo demonstra, ainda, que as residências são os locais com maior ocorrência desses surtos, com 48,5% do total, seguidas de restaurantes (18,8%) e escolas (11,6%). Maria Cecília ressalta que as mudanças na rotulagem não deverão provocar uma redução no consumo do produto. "O ovo é um alimento muito importante do ponto de vista nutricional, não é preciso diminuir o consumo do alimento, apenas alguns cuidados devem ser tomados”, explica a diretora da Anvisa.


As advertências de rotulagem deverão ser expressas em destaque, de forma legível e com tamanho mínimo de 1mm. As empresas poderão complementar as informações com ilustrações que facilitem a compreensão do consumidor.


Salmonella

A salmonelose é uma infecção alimentar causada pela bactéria Salmonela sp. Os sintomas comuns da doença incluem dores abdominais, diarréia, calafrios, náusea e vômito. A Salmonela, encontrada principalmente em alimentos de origem animal, como ovos, leite e carnes, é uma bactéria que oferece sérios riscos à saúde. Esse microorganismo pode ser de vários tipos e espécies, responsáveis por quadros clínicos bem diferentes. A maioria dos surtos é causada especificamente pelo consumo de ovos ou maionese caseira contaminados, principais meios de veiculação da bactéria.


Box: Dicas para evitar salmonelose

1. Lavar bem os utensílios e as mãos depois de manipular carne de aves e ovos crus;
2. Cozinhar bem os alimentos;
3. Evitar consumo de produtos preparados com ovos crus (exemplos: maionese caseira, gemada);
4. Não utilizar os mesmos utensílios para preparar alimentos crus e cozidos;
5. Guardar na geladeira os alimentos preparados no fogão, mesmo que ainda estejam quentes;
6. Proteger os alimentos do contato com animais como aves, insetos e roedores, que podem transmitir a bactéria.

Fonte: Anvisa

Nutrição mais enfatizada

De acordo com nova pesquisa publicada pela associação americana de nutricionistas (ADA), 96% dos médicos americanos acreditam que o sistema de saúde deveria enfatizar mais a nutrição para a prevenção, controle e tratamento das doenças crônicas não transmissíveis.


Contudo, apenas 12% dos médicos do país dão atenção a este aspecto da saúde ou encaminha os pacientes aos nutricionistas. A boa notícia é que agora os médicos já sabem que a alimentação realmente melhora a saúde e é um coadjuvante importante no tratamento. Está na hora de mover os serviços de nutrição para a linha de frente dos cuidados em saúde.


No hospital, a terapia nutricional faz com que os pacientes se recuperem mais rápido, respondam melhor aos cuidados médicos e controlem a doença de base. Uma das maiores razões citadas pelos médicos para o não encaminhamento dos pacientes ao nutricionista é a falta de cobertura ou reembolso dos planos de saúde para os serviços de nutrição.


No Brasil não é muito diferente, a cobertura dos planos de saúde, apesar de obrigatória, é precária. Os clientes reclamam que não conseguem realizar marcações e os profissionais reclamam que não vale a pena conveniarem-se já que os convênios pagam muito pouco e demoram muito para realizar o reembolso. É imprescindível então que as agências regulamentadoras passem a fiscalizar melhor os convênios e que o governo estenda a cobertura pública nos serviços primários, secundários e terciários de saúde.


É sabido que muitas das doenças são ocasionadas pela incorreta alimentação durante a vida e a prevenção reduziria enormemente não só os casos mas também os gastos nesta área.


Fonte: Blog Dicas da Nutricionista