quarta-feira, 17 de junho de 2009

Nutrição mais enfatizada

De acordo com nova pesquisa publicada pela associação americana de nutricionistas (ADA), 96% dos médicos americanos acreditam que o sistema de saúde deveria enfatizar mais a nutrição para a prevenção, controle e tratamento das doenças crônicas não transmissíveis.


Contudo, apenas 12% dos médicos do país dão atenção a este aspecto da saúde ou encaminha os pacientes aos nutricionistas. A boa notícia é que agora os médicos já sabem que a alimentação realmente melhora a saúde e é um coadjuvante importante no tratamento. Está na hora de mover os serviços de nutrição para a linha de frente dos cuidados em saúde.


No hospital, a terapia nutricional faz com que os pacientes se recuperem mais rápido, respondam melhor aos cuidados médicos e controlem a doença de base. Uma das maiores razões citadas pelos médicos para o não encaminhamento dos pacientes ao nutricionista é a falta de cobertura ou reembolso dos planos de saúde para os serviços de nutrição.


No Brasil não é muito diferente, a cobertura dos planos de saúde, apesar de obrigatória, é precária. Os clientes reclamam que não conseguem realizar marcações e os profissionais reclamam que não vale a pena conveniarem-se já que os convênios pagam muito pouco e demoram muito para realizar o reembolso. É imprescindível então que as agências regulamentadoras passem a fiscalizar melhor os convênios e que o governo estenda a cobertura pública nos serviços primários, secundários e terciários de saúde.


É sabido que muitas das doenças são ocasionadas pela incorreta alimentação durante a vida e a prevenção reduziria enormemente não só os casos mas também os gastos nesta área.


Fonte: Blog Dicas da Nutricionista

Nenhum comentário: