quinta-feira, 27 de agosto de 2009

AVEIA... Bastam 3 colheres de sopa por dia!!!

Foi um dos primeiros alimentos a receber o título de funcional - mais do que doar substâncias essenciais ao organismo, ela é nobre o suficiente para prevenir certas doenças.

Além de ser muito versátil para o consumo, o cereal se destaca pelo conjunto da obra - ou melhor de seus nutrientes, dentre eles, se destaca uma fibra chamada betaglucana. Ela confere a aveia a capacidade de evitar males cardiovasculares e reforçar o sistema imunológico.

A betaglucana é fermentada por bactérias no intestino grosso e esse fenômeno atua na formação de moléculas que atuam no combate a micro-organismos nocivos e na redução do colesterol. Além de diminuirem a absorção do colesterol da dieta, as betaglucanas inibem a produção dessa gordura pelo próprio organismo. Livrar as artérias do excedente de colesterol é fundamental para impedir a formação das placas que as obstruem.

A aveia também é capaz de regular a pressão. Ainda não há um consenso a respeito, mas desconfia-se que o benefício seria consequência do corte no colesterol. Com o menor depósito de placas nos vasos, há um controle mais eficiente da pressão.

A aveia é um item básico na mesa de quem quer manter os níveis de açúcar sob controle, pois é rica em fibras. O cereal ajuda a evitar a sobrecarga de glicose e de insulina. As fibras permitem que a glicose seja absorvida de forma lenta e gradual, o que, por sua vez, regulariza a liberação de insulina. Isso despenca a probabilidade de uma pessoa desenvolver resistência à insulina, condição que é a largada para o diabetes tipo 2. Para as pessoas que já tem diabetes, ela também ajuda, pois as fibras diminuem os picos de glicemia.


O cereal também conta com a função de aumentar e prolongar a sensação de saciedade. Ele breca os disparos de insulina. Se a insulina sobra na circulação, o organismo entende que precisa de mais glicose, ou seja, de mais comida. O excesso de insulina também favorece o depósito de gordura corporal. Uma porção de aveia de manhã vai impedir que a fome chegue ligeiro, fazendo com que não se exagere durante o almoço, ou seja, para quem quer perder peso, essa estratégia cai como uma luva.

A betaglucana ainda intensifica a ação das forças imunológicas, diminuindo a chance de infecções. Elas ainda modulam células de defesa que estão envolvidas em processos inflamatórios. Esse nutriente auxilia a barrar inflamações recorrentes, que são um cenário perfeito para diversos males.

A aveia não contém somente betaglucana. Também é fonte de vitaminas e minerais antioxidantes, ou seja, capazes de sequestrar os radicais livres que danificam as nossas células.

Ela é capaz de prevenir tumores, graças as fibras, que salvanguardam o intestino. Elas são capazes de eliminar compostos cancerígenos formados pelo nosso próprio organismo durante a digestão das gorduras. As fibras são festejadas no intestino também porque dão volume ao bolo fecal, facilitando sua expulsão, fazendo com que os compostos nocivos fiquem menos tempo em contato com o intestino, diminuindo a chance de causarem lesões.

A betaglucana é capaz de proteger nosso material genético, pois além de ser antioxidante, ela se acopla a agentes químicos originários da dieta e do cigarro, reduzindo seus danos no DNA. Isso diminui a chance de um gene sofrer mutação e lançar a semente para um tumor germinar.

TIPOS DE AVEIA
FLOCOS: o grão é prensado integralmente, o que conserva seus principais nutrientes.
FARELO: provém da camada externa do grão, e conta com a maior concentração de fibras.
FARINHA: é obtida da parte mais interna do grão, perdendo na carga de fibras. Pode ser uma alternativa à farinha de trigo.

Fonte: Revista Saúde