quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Falta de tempo não é desculpa...


Uma barra de cereal, por exemplo, serve perfeitamente para as refeições intermediárias


Na vida corrida que a grande maioria da população vive hoje é aparentemente impossível ter uma ALIMENTAÇÃO de acordo com as regras básicas da boa NUTRIÇÃO, ou seja, comer devagar, mastigar bem, não passar muito tempo sem se alimentar, comer ALIMENTOS saudáveis, entre outras coisas. É muito mais comum ver pessoas almoçarem quase ao mesmo tempo em que trabalham.


As consequências são as mais diversas e sempre negativas. O mais comum são ganho de peso indesejado, gases, má digestão, azia, gastrite etc. A nutricionista Michelle Santos explica que isso acontece principalmente porque como a pessoa não mastiga direito o corpo acaba produzindo mais suco gástrico e ácido clorídrico, o que provoca essa inflamação no estômago.



Uma das informações mais básicas é sobre a importância do "café da manhã", o chamado desjejum. "O corpo passa de oito a 10 horas dormindo, e durante esse tempo ele não se alimenta. O café da manhã é justamente o que repõe as energias que o corpo precisa para gastar durante o dia", lembra.


Após o café, o correto é a cada duas horas e meia ou três horas fazer um pequeno lanche. Essa é outra ação que parece impossível para muitas pessoas que trabalham durante o dia inteiro. "Pode parecer, mas é apenas uma desculpa. É sempre possível. Não precisa ser um sanduíche e um copo de suco. Uma barra de cereal, por exemplo, serve perfeitamente e cabe no bolso. Ou mesmo um copo de água de coco. E para isso falta de tempo não é desculpa", ressaltou Michelle Santos.


Outra informação errada, de acordo com a nutricionista, é achar que deixando de fazer essa ALIMENTAÇÃO está perdendo calorias e com isso perdendo peso. "O corpo precisa de ALIMENTOS e quando você deixa de fazer uma destas refeições ele vai acabar cobrando mais tarde. O resultado é que vai comer muitos mais do que devia", disse.


Em resumo, o básico de uma ALIMENTAÇÃO adequada é fazer seis refeições diárias para que o corpo tenha todas as energias que necessita para trabalhar bem. "E este corpo precisa absorver bem esses ALIMENTOS, ou seja, mastigar bem e não inserir líquidos enquanto come são dois exemplos de ações corretas", concluiu.

Fonte: CFN