sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Chá verde com inulina melhora composição corporal de sobrepesos


Estudo publicado na revista British Journal of Nutrition demonstrou que a adição de inulina ao chá verde é benéfica para o controle de peso, com redução de peso corporal total e de massa gorda, em indivíduos com sobrepeso.


Os pesquisadores avaliaram trinta indivíduos com idades entre 20-50 anos e índice de massa corporal ≥ 24 kg/m2. Os participantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos: grupo experimental (n=15) e grupo controle (n=15). Para o grupo experimental, o chá foi preparado da seguinte maneira: 28 g de folhas de chá verde (Camellia sinensis) foram extraídos em 2 litros de água quente (70 °C) por 8 minutos e depois filtradas, em seguida foram adicionadas 18 g de inulina em pó. Para o grupo controle: 8,5 g de folhas de chá foram extraídos com os mesmos procedimentos citados acima, sem adição de inulina. As duas bebidas foram embaladas de forma idêntica em um frasco contendo 325 ml. As concentrações finais de catequinas presentes no chá foram 81 e 267 mg/frasco no grupo controle e experimental, respectivamente. 


Os indivíduos ingeriram o chá durante seis semanas, duas vezes ao dia, totalizando 650 ml/dia. Todos os participantes receberam refeições (sem restrição de calorias) fornecidas pela pesquisa, para maior controle da ingestão alimentar. As avaliações antropométricas e de composição corporal foram realizadas antes e após a ingestão do chá, além de duas semanas depois que haviam parado de tomar o chá. 


Após as seis semanas, o grupo experimental reduziu o peso corporal em 1,29 kg, enquanto no grupo controle esta diminuição foi de apenas 0,35 kg (p < 0,05). A redução de massa gorda foi significativamente maior no grupo experimental, que reduziu 0,82 kg de gordura, e no grupo controle foi de 0,27 kg. Além disso, depois de se abster do consumo do chá verde durante duas semanas, os efeitos continuaram sobre a perda de peso e massa gorda no grupo experimental. Nenhum efeito adverso foi observado com a ingestão do chá associado com inulina.


“O chá verde contém catequinas, tais como epigalocatequina galato (EGCG), com propriedades antioxidantes, anticâncer, anti-obesidade e efeitos hipolipemiantes. A inulina, por sua vez, é um prebiótico que beneficia o metabolismo lipídico e está associada com redução do peso corporal. Portanto, o presente estudo foi desenhado para investigar se o consumo de chá verde combinado com inulina poderia ter efeitos eficazes na perda de peso e de gordura corporal em indivíduos com sobrepeso”, destacam os autores.


“Nossos resultados sugerem que a combinação de chá verde com inulina durante seis semanas contribui para a perda de peso e redução da massa gorda. Esses efeitos benéficos podem justificar a sua utilização como estratégia para o controle do peso corporal em populações com sobrepeso, a fim de evitar o surgimento de doenças cardiovasculares e metabólicas”, concluem.

Fonte: Nutritotal