sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Consenso Brasileiro de Nutrição Oncológica

Foi lançado no último dia 1°, o Consenso Brasileiro de Nutrição Oncológica, promovido pelo Instituto Nacional do Câncer.

É um ótimo documento para o profissional que deseja aprofundar seus conhecimentos na área de alimentação dos pacientes com câncer.


O documento pode ser acessado através do link: http://www.inca.gov.br/releases/press_release_view.asp?ID=2213

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Ferro no prato das crianças


Quando o mineral está em baixa no organismo, o cérebro da garotada não se desenvolve como deveria.

Sem uma alimentação adequada, capaz de garantir o aporte de nutrientes como ferro, o foco e a concentração ficam comprometidos. Daí é mais difícil armazenar novas memórias.

Meninos e meninas com anemia por falta de ferro apresentam problemas de desempenho cognitivo, principalmente na área da linguagem.


No estudo, feito pela Revista Paulista de Pediatria, foram analisadas crianças com idade entre 2 e 6 anos. Nessa fase, a anemia pode provocar danos graves ao cérebro.

Uma em cada cinco crianças brasileiras de todas as classes sociais sofre da doença. Alguns especialistas acham que esse número seja até três vezes maior. Em geral, o problema é provocado pela falta de ferro no prato.

Esse mineral não só entra na receita da hemoglobina como participa da produção de enzimas que ajudam a manter as células cerebrais, os neurônios sempre ligadas. Sem contar que é importantíssimo para as defesas do corpo.


Para não faltar ferro é essencial que a dieta infantil inclua carne. Só ela fornece um tipo do mineral, o heme, que é mais bem aproveitado pelo organismo. No caso, as mais ricas são a de boi, de frango e de peixe, nessa ordem. Feijão e outros grãos, além de verduras como couve e rúcula, também carregam o nutriente, mas, para ele ser bem absorvido, necessita do empurrão de fontes de vitamina C, como o suco de laranja.

A verdade é que a criança precisa de um cardápio variado, deixando de lado as guloseimas, e investindo em frutas, verduras, legumes, cereais e, claro, carne.