quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Cresce o número de diabéticos no mundo!!!


A Federação Internacional de Diabetes (FID) divulgou nesta segunda-feira (19) levantamento sobre o impacto da diabetes no mundo. Atualmente, 285 milhões de pessoas sofrem da doença, que é uma síndrome decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina de exercer adequadamente seus efeitos no corpo. De acordo com os dados da Federação a diabetes se tornou uma epidemia global e está fora do controle.


Índia, China e Estados Unidos têm o maior número de doentes: 7 milhões e 600 mil diabéticos. A cada cinco segundos, uma pessoa desenvolve a doença e aproximadamente 380 milhões de indivíduos correm o riso de se infectarem até 2025, segundo a FID.


As crianças têm sido o grande alvo da doença. Por ano, 70 mil crianças com menos de 15 anos desenvolvem a diabetes tipo 1, cuja freqüência na população aumenta 3%, a cada ano. Este tipo de diabetes é auto-imune e se caracteriza pela ausência de secreção de insulina pelas células do pâncreas.


Desde o ano passado o CFN desenvolve ações de prevenção contra a diabetes junto à população. Em atividades realizadas em locais públicos pelo Sistema CFN/CRN são distribuídos uma espécie de cartão postal informando o que é a diabetes, com dicas para melhorar a qualidade de vida e a necessidade de se consultar um nutricionista no tratamento da doença.


Ainda não existe cura para a diabetes, mas a evolução das ciências biomédicas trouxe alternativas para que o portador da doença possa viver normalmente e a alimentação adequada e saudável é uma das principais formas de controle.

Fonte: CFN