terça-feira, 28 de julho de 2009

Novas descobertas sobre a Vitamina C

Além de atuar no sistema de defesa, na pele e nas artérias, estudos recém-concluídos revelam que ela pode prevenir a asma e problemas nas articulações.

A vitamina C pode proteger os pulmões de chiados, pois segundo análise de 40 estudos realizados, baixos níveis desta vitamina no sangue elevam em 12% o risco de asma. Uma hipótese é que pessoas que não ingerem a quantidade recomendada provavelmente comem poucas frutas e verduras e muitos produtos processados ou de origem animal. Estes últimos deixam as pessoas mais expostas a fatores alergênicos, e a asma é um processo inflamatório que pode ser desencadeado por estes fatores.

A proteção seria resultado das propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes da vitamina C, freando a degradação das células do corpo. O ácido ascórbico (outro nome da vitamina C) ajuda a prevenir o desenvolvimento de tumores e de problemas cardiovasculares.

Também evita a oxidação do LDL, o colesterol ruim que se acumula nos vasos, e dá um auxílio a outras substâncias. A vitamina C regenera a vitamina E do organismo, permitindo que ela continue atuando como um antioxidante.

Quem consome mais vitamina C tem menos chance de desenvolver a gota, um tipo de inflamação nas articulações mais comum na ala masculina. O que já se sabe é que o ácido ascórbico estimula a excreção de ácido úrico, um agente inflamatório que provoca a doença.

Mas tomar doses exageradas da vitamina na forma de cápsulas para afastar gripes e resfriados pode ser bobagem. Depois de entrar na corrente sanguínea, a vitamina C faz uma parada nas células que precisam de seus atributos, como as da pele, das artérias, do cérebro e, claro, do sistema imunológico. Ela participa de uma série de reações químicas e, em seguida, sem perda de tempo, é eliminada pela urina. O organismo não armazena mais do que necessita.

Por isso, devem ser consumidas fontes de vitamina C diariamente. Não devem ser utilizados suplementos, pois em pouquíssimas situações eles são recomendados.

Ela participa da produção de energia, por meio da queima de gordura, e da fabricação de neurotransmissores e hormônios. Até o desempenho intelectual está relacionado com níveis adequados da vitamina. A sua boa reputação, no entanto, se deve ao poder de brecar o envelhecimento.

O ácido ascórbico é essencial para a síntese de colágeno, uma proteína que fortalece os tecidos.

* Não cozinhe os alimentos fonte, pois pode ser perdido até 100% da vitamina quando o alimentos é submetido a altas temperaturas.

* O nutriente pode resistir por 30 minutos, ou mais, se o suco for guardado na geladeira.

* Se comer pelo menos três porções de fruta o dia, irá com certeza ingerir o necessário. A quantidade necessária para homens é 90mg/dia e para mulheres 75mg/dia.

As principais fontes são: ACEROLA (1 unidade 234 mg); PIMENTÃO AMARELO (1 unidade 231 mg); CAJU (1 unidade 220 mg); GOIABA (1 unidade 218 mg); KIWI (1 unidade 88 mg); MAMÃO (1 fatia média 82 mg); COUVE (4 folhas 73 mg); MORANGO (5 unidades 57 mg); LARANJA (1 unidade 53 mg); LIMÃO (1 unidade 39 mg). O CAMU-CAMU, fruta da família da jabuticaba, que nasce em terras alagadas da Amazônia, possui 322 mg de vitamina C, mas é difícil encontrá-la nas feiras pelo país.

Fonte: REVISTA SAÚDE