quinta-feira, 18 de março de 2010

Quinoa



A quinoa é um grão com inúmeras vantagens nutricionais: é rica em proteína (23%), tem vitaminas A, B1, B6 e minerais como ferro, fósforo e cálcio, além de ser boa fonte de fibras que controlam o funcionamento intestinal, melhoram a absorção de colesterol e de glicose e contribuem para garantir a sensação de saciedade.


Existem diversos tipos de grão, sendo que muitos estudos indicam que a quinoa branca é a mais completa em termos de composição, de acordo com Elaine Martins Bento, presidente da Associação Paulista de NUTRIÇÃO. "O farelo de quinoa pode estar presente em saladas e iogurtes. Também pode ser adicionado a receitas de pães, barras de cereal, macarrão, vitaminas, bolos e mingaus. Se for cozido da mesma forma que o arroz, com a mesma proporção de água, também pode substituí-lo", ensina.


Quanto às formas de apresentação, os grãos preservam melhor os nutrientes, mas os flocos são mais práticos, já que estão prontos para o consumo. No café da manhã, duas colheres (sopa) podem acompanhar frutas, leite e iogurte. "Nessa quantidade, a quinoa não interfere na DIETA", afirma.


A NUTRICIONISTA adverte, no entanto, que ela não substitui a linhaça -que tem ação analgésica e anti-inflamatória.
Fonte: CFN

terça-feira, 16 de março de 2010


Cientistas americanos divulgaram novos benefícios que a vitamina D pode trazer à saúde.


Ela é encontrada em ovos, cereais, leite, peixes e faz um bem danado. A ciência já comprovou que com a vitamina D os ossos ficam mais fortes. E sem ela há indícios de que ficam maiores os riscos de câncer, diabetes, tuberculose e esclerose múltipla.



A novidade é que essa vitamina pode ajudar a evitar males que mais matam pessoas no mundo. Num estudo divulgado nesta segunda, cientistas americanos acompanharam mais de 30 mil pessoas durante um ano.



E aqueles que aumentaram o nível de vitamina D no organismo passaram a ter menos hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, infartos.



Além de ser ingerida, a vitamina D pode ser também produzida pelo nosso organismo quando entramos em contato com o sol. Não é o caso desta segunda, em Nova York, com o dia nublado. Mas ficar exposto aos raios solares para buscar a vitamina D é arriscado. Sem a devida proteção, podemos ter outros problemas, como câncer de pele.



A doutora Nieca Goldberg, da universidade de Nova York, recomenda aos pacientes com deficiência da vitamina o consumo de suplementos encontrados nas farmácias ou nos alimentos. Mas sempre com orientação médica.


Vitamina D demais provoca náusea, vômito, confusão mental. O melhor é, de vez em quando, fazer exames para ver como anda o nível da vitamina D no sangue. Até porque a medicina ainda não tem certeza de todos os benefícios da vitamina D.



"São estudos recentes, com resultados promissores", diz a médica. "Mas nós ainda não podemos dizer com certeza que esta é uma pílula mágica".


Fonte: Jornal Nacional