quinta-feira, 18 de março de 2010

Quinoa



A quinoa é um grão com inúmeras vantagens nutricionais: é rica em proteína (23%), tem vitaminas A, B1, B6 e minerais como ferro, fósforo e cálcio, além de ser boa fonte de fibras que controlam o funcionamento intestinal, melhoram a absorção de colesterol e de glicose e contribuem para garantir a sensação de saciedade.


Existem diversos tipos de grão, sendo que muitos estudos indicam que a quinoa branca é a mais completa em termos de composição, de acordo com Elaine Martins Bento, presidente da Associação Paulista de NUTRIÇÃO. "O farelo de quinoa pode estar presente em saladas e iogurtes. Também pode ser adicionado a receitas de pães, barras de cereal, macarrão, vitaminas, bolos e mingaus. Se for cozido da mesma forma que o arroz, com a mesma proporção de água, também pode substituí-lo", ensina.


Quanto às formas de apresentação, os grãos preservam melhor os nutrientes, mas os flocos são mais práticos, já que estão prontos para o consumo. No café da manhã, duas colheres (sopa) podem acompanhar frutas, leite e iogurte. "Nessa quantidade, a quinoa não interfere na DIETA", afirma.


A NUTRICIONISTA adverte, no entanto, que ela não substitui a linhaça -que tem ação analgésica e anti-inflamatória.
Fonte: CFN

Nenhum comentário: