quarta-feira, 30 de julho de 2008

Bom e mau colesterol

Como citado na postagem sobre "Gordura Trans", gostaria de esclarecer o que é o bom e o mau colesterol.

Mas primeiramente é preciso saber o que é colesterol:
é fundamental para o organismo do homem e dos animais. Ele faz parte, por exemplo, das membranas plasmáticas celulares; ele é o ponto de partida para a fabricação dos hormônios sexuais masculinos e femininos. No entanto, quando em excesso no sangue, ele pode se depositar na parede interna das artérias que irrigam o músculo do coração, entupindo-as aos poucos e dificultando a passagem do sangue. Em alguns casos, um simples coágulo pode interromper totalmente a passagem de sangue, levando o tecido cardíaco à morte por falta de oxigênio. Assim, o problema não é o colesterol em si, componente normal do organismo, mas sim seu excesso. O colesterol se adquire de duas maneiras. Pode ser ingerido (é abundante em alimentos como as carnes, os queijos, a gema do ovo e as gorduras de origem animal) ou pode ser fabricado pelo fígado a partir de outros lipídios. O fígado é o órgão-chave para o controle da quantidade de colesterol: de fato, além de fabricá-lo, o fígado também o destrói, quando em excesso.

O colesterol é uma espécie de "gordura do sangue", e como gorduras não se misturam com líquidos, o colesterol é insolúvel no sangue. Daí, o colesterol precisa de "carona" de certas proteínas para cumprir as suas funções. A associação dá origem às chamadas lipoproteínas, essas sim, são aptas a viajar por todo o organismo via corrente sangüínea. As lipoproteínas, ou como se costuma popularmente chamar, o colesterol, assume algumas formas: "Bom colesterol" (HDL- high density lipoprotein, ou lipoproteína de alta densidade) e de "Mau Colesterol" ( LDL- low density lipoprotein ou lipoproteína de baixa densidade).

O mau colesterol ajuda o colesterol a entrar nas células, fazendo com que o excesso seja acumulado nas artérias sob a forma de placas de gordura. O excesso de LDL aumenta o risco de problemas cardíacos.

O bom colesterol retira o colesterol das células e facilita sua eliminação do organismo. Estudos comprovaram que as altas concentrações do “bom colesterol” no sangue estão associadas a um menor risco de ataques cardíacos.

A melhor maneira de se evitar elevações no colesterol ruim é diminuindo o consumo de alimentos ricos em gordura e aumentando o consumo de alimentos vegetais. A prática de exercício físico eleva os níveis de HDL, mas somente se for rotineiro e a longo prazo.

Gorduras Trans

Você já deve ter ouvido falar em Gordura Trans. Estou colocando esta postagem para esclarecer qual o seu significado e quais as fontes alimentares que a contém.
Mas primeiro é preciso saber que existe mais de um tipo de gordura. São elas:
  • Gorduras saturadas - só existem em alimentos de origem animal, como a carne bovina, leite e seus derivados. São responsáveis pelo aumento do LDL colesterol quando consumida em excesso ou se houver pré-disposição do organismo;
  • Gorduras insaturadas - só existem em alimentos de origem vegetal, como óleo de soja, milho ou girassol. Estas gorduras não elevam o colesterol sanguíneo, pois vegetais não possuem colesterol. As gorduras insaturadas são divididas em monoinsaturadas e poliinsaturadas
  • Gorduras monoinsaturadas - Presentes em alimentos como o azeite de oliva, a canola, o abacate, o amendoim e alguns tipos de nozes. Ajuda a reduzir o colesterol ruim no sangue (LDL-Colesterol), sem reduzir os de HDL-Colesterol. Mas não deve ser consumida em excesso.
  • Gorduras poliinsaturadas - As mais "famosas" são Ômega 3 e 6. Ômega 3 é encontrado em peixes de aguá fria, frutos do mar, e em óleo de canola . A ingestão do ômega 3 auxilia a diminuir os níveis de triglicerídeos e colesterol total, como também ajuda a combater processos inflamatórios. Já os ricos em Ômega 6 são: óleos de girassol e soja e sementes oleaginosas. Como benefícios para a saúde, o ômega 6 pode reduzir os níveis de colesterol ruim e do colesterol total. Porém sua ingestão exagerada pode baixar o níveis de colesterol bom para a saúde.
  • Gorduras trans - são formadas no processo de transformação dos óleos vegetais (gorduras insaturadas ou monoinsaturadas, geralmente em estado líquido) em gorduras mais sólidas, geralmente pelo processo de hidrogenação, em que são colocados átomos de hidrogênio na gordura. Sendo assim, é na formação da gordura vegetal hidrogenada que surge a gordura trans.

E inúmeros são os alimentos em que podemos encontrar a gordura vegetal hidrogenada: como em biscoitos recheados, salgadinhos industrializados, chocolates, margarina, pratos prontos congelados, etc.


Assim como as gorduras saturadas, as gorduras trans também aumentam o mau colesterol, entretanto elas desempenham um “papel” ainda pior, reduzindo a concentração de bom colesterol no sangue.


E o consumo da gordura trans e da gordura saturada, pode levar ao entupimento das artérias, devido ao acúmulo do mau colesterol nas paredes arteriais. Com isso, as consequências podem ser graves, ocasionando um infarto agudo do miocárdio ou derrame cerebral.


Mesmo que o rótulo mencione “0% gordura trans”, verifique a tabela de informação nutricional do mesmo a fim de saber quais os percentuais de outras gorduras. De que adiantará evitar um alimento que contenha gordura trans e ingerir um com muita gordura saturada, que aumenta significativamente a quantidade de colesterol ruim?

Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) uma pessoa saudável pode ingerir até 2 g (veja bem, somente dois gramas!) de gordura trans por dia sem que esta lhe acarrete problemas. Bem, esses 2 g já estão presentes em suas refeições diárias, então não é difícil perceber que, se não tomar cuidado, facilmente pode-se extrapolar seriamente esses limites.