quarta-feira, 30 de julho de 2008

Bom e mau colesterol

Como citado na postagem sobre "Gordura Trans", gostaria de esclarecer o que é o bom e o mau colesterol.

Mas primeiramente é preciso saber o que é colesterol:
é fundamental para o organismo do homem e dos animais. Ele faz parte, por exemplo, das membranas plasmáticas celulares; ele é o ponto de partida para a fabricação dos hormônios sexuais masculinos e femininos. No entanto, quando em excesso no sangue, ele pode se depositar na parede interna das artérias que irrigam o músculo do coração, entupindo-as aos poucos e dificultando a passagem do sangue. Em alguns casos, um simples coágulo pode interromper totalmente a passagem de sangue, levando o tecido cardíaco à morte por falta de oxigênio. Assim, o problema não é o colesterol em si, componente normal do organismo, mas sim seu excesso. O colesterol se adquire de duas maneiras. Pode ser ingerido (é abundante em alimentos como as carnes, os queijos, a gema do ovo e as gorduras de origem animal) ou pode ser fabricado pelo fígado a partir de outros lipídios. O fígado é o órgão-chave para o controle da quantidade de colesterol: de fato, além de fabricá-lo, o fígado também o destrói, quando em excesso.

O colesterol é uma espécie de "gordura do sangue", e como gorduras não se misturam com líquidos, o colesterol é insolúvel no sangue. Daí, o colesterol precisa de "carona" de certas proteínas para cumprir as suas funções. A associação dá origem às chamadas lipoproteínas, essas sim, são aptas a viajar por todo o organismo via corrente sangüínea. As lipoproteínas, ou como se costuma popularmente chamar, o colesterol, assume algumas formas: "Bom colesterol" (HDL- high density lipoprotein, ou lipoproteína de alta densidade) e de "Mau Colesterol" ( LDL- low density lipoprotein ou lipoproteína de baixa densidade).

O mau colesterol ajuda o colesterol a entrar nas células, fazendo com que o excesso seja acumulado nas artérias sob a forma de placas de gordura. O excesso de LDL aumenta o risco de problemas cardíacos.

O bom colesterol retira o colesterol das células e facilita sua eliminação do organismo. Estudos comprovaram que as altas concentrações do “bom colesterol” no sangue estão associadas a um menor risco de ataques cardíacos.

A melhor maneira de se evitar elevações no colesterol ruim é diminuindo o consumo de alimentos ricos em gordura e aumentando o consumo de alimentos vegetais. A prática de exercício físico eleva os níveis de HDL, mas somente se for rotineiro e a longo prazo.

Nenhum comentário: