quinta-feira, 1 de abril de 2010

Páscoa: os benefícios e os cuidados com o chocolate!!



A Páscoa sempre renova uma questão: afinal, chocolate faz bem à saúde? Segundo a nutricionista Ana Harb, os chocolates escuros são os ricos em polifenois e, por isso, fazem bem à saúde. Já os chocolates os brancos não são. “Evidências de estudos epidemiológicos sugerem que uma dieta rica em alimentos de origem vegetal e rica em polifenois é inversamente associada ao risco de doenças cardiovasculares e outras doenças crônicas”, explica Ana. Perguntamos à nutricionista algumas dúvidas bastante frequentes nessa época. Confira:



Quais os benefícios do chocolate? Vários estudos têm demonstrado as propriedades antioxidantes do cacau e do chocolate. Sua ação promove a cardioproteção, inibindo a oxidação dos lipídios e neutralizando os radicais livres, protege o endotelio vascular pelo aumento da disponibilidade de óxido nítrico e mecanismos antitrombóticos. Outros estudos demonstram a redução da pressão arterial sistólica isolada e melhora a sensibilidade à insulina. Estas ações se dão pela qualidade das sub-classes de flavonóides representadas, principalmente, pelas epicatequinas, catequinas e seus oligômeros (procianidinas).



Quais são os prejuízo nos casos de consumo em excesso? Mesmo os chocolates ricos em cacau (de preferência maior de 70%), que têm poderes antioxidantes, se consumidos em excesso fornecem grandes quantidades de calorias. É preciso cuidado especialmente com chocolates ao leite e os brancos, porque eles têm uma grande quantidade de gordura saturada e de gordura trans.



Qual a quantidade recomendada por dia? Em torno de 20g seria suficiente. Atualmente, o mercado oferece barras pequenas de chocolate e cacau em porções em torno de 20g.



Quem não pode de jeito nenhum comer chocolate? Existem patologias em que as pessoas não podem comer chocolate como a intolerância à lactose, dislipidemias ou diabetes. Para quase todos os casos a indústria já tem alternativas, como o chocolate sem lactose, sem açúcar, etc. Há, também, outras alternativas, como alfarroba, que tem o propósito de substituir o chocolate.



E as crianças, podem comer? Nunca em demasia. É preciso muito cuidado nesta época de Páscoa pelo volume de chocolate que as crianças ganham.



Quais os cuidados para evitar os exageros na páscoa? Sugiro sempre quebrar os chocolates em pequenos pedaços e congelá-los para que não fiquem expostos aos olhos e, assim, não agucem a vontade exagerada de comer chocolate.


Com os devidos cuidados, aproveite a páscoa!

Perigos da ração humana


A ração humana, produto que virou moda entre os que gostam de incluir novidades na dieta, deve ser usada com cuidado, adverte a nutricionista Juliana Verzolla, especialista em nutrição funcional.


Quem quer perder peso pulando a etapa do exercício físico e da boca fechada não pode se enganar: o produto não é uma solução, nem um programa de emagrecimento. "A ração tem que ser misturada com leite ou suco. As fibras possuem muito açúcar e, em excesso, elas fazem mal", diz Juliana, que dá outra dica: muita gente está usando a ração de forma equivocada, substituindo refeições. "A ração alia produtos saudáveis, mas eles não se adaptam ao organismo de qualquer pessoa", diz Verzolla.


Outra nutricionista, Flávia Morais, especializada em produtos naturais, diz que o uso abusivo da ração, que pode ser comprada pronta ou com os ingredientes separados, implica numa série de riscos. "A ração só pode ser tomada uma vez ao dia e de preferência na parte da manhã. Essa mistura de cereais em pó pode trazer um sério risco à saúde, caso seja tomada sem orientação de um profissional", diz Flávia.


Ela descreve um possível quadro de problemas com o uso inadvertido da ração: "A pessoa pode ter distinção abdominal ou até mesmo constipação intestinal, já que o organismo de cada um funciona de uma forma diferente", explica a nutricionista.


Flávia explica que a ração não é a fórmula para o emagrecimento e as fibras misturadas inibem o apetite. Ela alerta que exercícios físicos e dieta balanceada são essenciais para ter um corpo bonito e saudável. "A ração não tem segredo, é só saber conciliar atividades físicas com a mistura em pó", explica.


Fonte: G1 Edição: Adara Gomes