terça-feira, 5 de maio de 2009

Gorduras Trans

Um estudo publicado no periódico Ciência e Tecnologia dos Alimentos nos meses de janeiro-março de 2009, sob o título "Avaliação do consumo e análise da rotulagem nutricional de alimentos com alto teor de ácidos graxos trans", buscou estimar a quantidade de ácidos graxos trans ingerida provenientes de alimentos que contém altos teores de ácidos graxos trans, verificando se há possibilidade de ultrapassar a recomendação da WHO referente a esses lipídios.

Foi observado que a maioria dos produtos analisados (55,3%) ainda n
ão se adequou à norma prevista pela legislação RDC 360/03, principalmente pela ausência da medida caseira da porção informada e o teor de ácidos graxos trans.

A principal fonte de gordura trans foram os biscoitos recheados e alguns produtos provenientes
das redes fast-food (hambúrguer, batata-frita, milk-shake, sorvetes).

Aplicando um Questionário de Frequência Alimentar (QFA) verificou-se que o consumo de biscoitos "Cream Cracker" é bastante difundido entre a população adulta e infantil e dos biscoitos recheados somente entre a população infantil. Elevado consumo semanal de produtos provenientes das redes fast-food também é encontrado em ambas as populações.

A ingestão diária de ácidos graxos trans supera facilmente a recomendação diária da OMS (2003). Nos adultos, o valor encontrado no estudo foi de 11,8g/dia, sendo que o recomendado é não ultrapassar 2,0g/dia. Já entre as crianças o valor encontrado foi de 10,0g/dia, sendo que o recomendado é não ultrapassar 0,8 a 1,85g/dia. Esse dado é preocupante na medida que outros alimentos não pesquisados neste trabalho contém ácidos graxos trans e pela associação deste tipo de ácido graxo com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Por fim, conclui-se que os órgãos de fiscalização devem ter uma atuação mais ativa, punindo as empresas que ainda não se adequaram à RDC 360/03. É necessária a determinação dos teores de ácidos graxos trans nos produtos para verificar a veracidade das informações contidas nos rótulos.


Nenhum comentário: