quinta-feira, 7 de maio de 2009

Refrigerantes com substâncias cancerígenas

Em uma pesquisa com 24 refrigerantes, a Pro Teste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, verificou que 7 têm benzeno, substância potencialmente cancerígena. O benzeno surge da reação de um conservante, o benzoato de sódio, com a vitamina C.


Os casos mais preocupantes foram o da Sukita Zero, que tinha 20 microgramas, e o da Fanta Light, com 7,5 microgramas. Os outros cinco produtos estavam abaixo desse limite. São eles: Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Diet, Fanta Laranja, Sprite Zero e Sukita.


É difícil estudar a relação direta entre o benzeno e o câncer em humanos, mas já se sabe que a substância tem alto potencial carcinogênico e que, se consumida regularmente, pode favorecer tumores. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), não há limite seguro para ingestão dessa substância.


O fato de entrar em contato com o benzeno não significa necessariamente que a pessoa vá ter câncer, há organismos mais e menos suscetíveis. Porém, não somos um tubo de ensaio para saber se resistimos ou não, e não há limites seguros de tolerância. O ideal, então, é não consumir. O efeito do benzeno é lento, mas, quanto maior o tempo de exposição e a quantidade do composto, maior a probabilidade de desenvolver o tumor.


Nenhum comentário: