terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Mangaba contra a hipertensão


O Jornal Nacional mostrou uma matéria interessante sobre os últimos estudos envolvendo esta fruta indígena.


Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais estão animados com os primeiros testes com plantas para tratamento da hipertensão. A mangabeira, na dose certa, se mostrou muito mais eficaz que o remédio mais vendido contra a pressão alta.


Os pesquisadores fizeram um extrato da folha, dissolveram em água e serviram a camundongos hipertensos.


As análises mostraram que o chá da mangabeira tem três princípios ativos. Juntos, eles são até dez vezes mais potentes do que o captopril, usado no tratamento da pressão alta.


O chá ainda tem uma qualidade extra: além de inibir a produção de substâncias que causam a hipertensão, ele também é vasodilatador. Nos animais, a pressão arterial baixou e ficou controlada.


A especialista em plantas medicinais, Maria das Graças Lins Brandão, professora da UFMG, alerta que não se deve trocar medicamentos por chá sem autorização médica.


“O perigo é de fazer o remédio de forma inadequada, extrair uma quantidade grande de princípio ativo, usar uma dose excessiva e fazer até mal ou não fazer o efeito adequado”.


Os testes em humanos devem começar neste ano. A pesquisa também investiga os poderes da raiz do olho-de-boi contra a pressão alta.

Fonte: Blog Converse com a Nutricionista

Nenhum comentário: