quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Câncer colorretal


Um estudo norte-americano publicado na revista Cancer Epidemiology Biomarkers and Prevention apontou que o câncer colorretal teve crescimento mundial que varia de 11% a 92%, no período de 1983 a 2002. Segundo os pesquisadores, o aumento da incidência pode ser atribuído a um maior consumo de carne vermelha em detrimento de frutas, verduras e cereais.

A pesquisa avaliou dados de pacientes em 51 países. Em 27 deles, distribuídos nos cinco continentes, foi constatado o aumento desse tipo de câncer. Em todo o mundo, foi o terceiro tumor mais frequente entre mulheres e o quarto entre homens. No Brasil, ocupa o terceiro lugar entre as mulheres e o quarto entre os homens, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Em números absolutos, a mortalidade por esse tipo de câncer no País também deu um grande salto na última década. Entre homens, passou de 2.843 (em 1996) para 5.142 (em 2006), um aumento de 81%. Entre mulheres, o aumento foi de 69% (de 3.352 para 5.679).

O câncer colorretal, quando detectado em seu estágio inicial, possui grandes chances de cura. Pessoas com mais de 50 anos devem se submeter anualmente ao exame de pesquisa de sangue oculto nas fezes e, se o resultado for positivo, devem realizar colonoscopia. Indivíduos com histórico pessoal ou familiar de câncer de cólon e reto, portadores de doença inflamatória do cólon (retocolite ulcerativa e doença de Chrohn) e de algumas condições hereditárias (FAP e HNPCC) devem procurar orientação médica. Uma dieta rica em frutas, vegetais, fibras e cálcio ajuda a prevenir sua incidência.


Nenhum comentário: