terça-feira, 24 de março de 2009

Probióticos e Prebióticos


Os probióticos são organismos vivos, que, em número suficiente, promovem o equilíbrio da flora bacteriana intestinal no hospedeiro, por inibir o crescimento excessivo de bactérias tóxicas. Além disso, seu uso apresenta efeitos benéficos no controle do colesterol e dos triglicérides, na diarréia, no sistema imune, na redução do risco de desenvolvimento de câncer, dentre outros. Os probióticos mais importantes são:


* Lactobacilos acidófilos, casei, bulgários, lactis e plantarum;


* Estreptococo termófilo;


* Enterococcus faecium e E. faecalis;


* Bifidobactérias bifidus, longus einfatis.


Os leites fermentados, como os iogurtes (que sofrem a ação de bactérias, principalmente produtoras de ácido lático), produtos industrializados acrescidos de bactérias probióticas em pó ou cápsulas são alguns alimentos que contêm probióticos, sendo estes considerados alimentos funcionais devido ao seu benefício à saúde. Esses produtos devem indicar em seu rótulo a espécie do microrganismo que contêm, assim como sua quantidade, em unidades formadoras de colônias (UFC), contidas na porção diárias do produto pronto para consumo.



Os prebióticos são compostos não-digeríveis pelas enzimas do trato gastrintestinal, e que estimulam o crescimento de espécies bacterianas benéficas, como bifidobactérias e lactobacilos (probióticos), atuando como substrato específico para as bactérias probióticas. Apresentam características funcionais semelhantes às das fibras alimentares: podem reduzir os níveis de colesterol sérico e até auxiliar na prevenção de alguns tipos de câncer. Por isso, são considerados alimentos funcionais.

Quando ingeridos, os prebióticos sofrem fermentação que, por consequência, estimula o crescimento e a estabilidade dos micro-organismos produtores de ácidos orgânicos, principalmente os ácidos lático e acético. Estes compostos reduzem o pH do lúmen intestinal e, em conjunto com outras substâncias antibacterianas e enzimas produzidas do trato gastrintestinal, inibem a proliferação de microrganismos nocivos, como Escherichia coli, Clostridium sp. e Salmonella. Os principais produtos do metabolismo dos prebióticos são os ácidos graxos de cadeia curta e os gases dióxido de carbono e hidrogênio.


Os prébióticos podem estar presentes naturalmente nos componentes da dieta ou serem adicionados a ela. São os oligossacarídeos resistentes, como os frutooligossacarídeos. Estão presentes na chicória, alho-poró, alho, bananas, cebola, tomate, beterrraba, aspargos, alcachofra, yacon, centeio, aveia, trigo, mel, cerveja, açúcar mascavo, dentre outros.


Fonte: Nutritotal


Nenhum comentário: