segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Macarrão instantâneo é campeão em sódio


Macarrão instantâneo, batata frita e biscoito de polvilho são os alimentos industrializados com maior teor de sódio, gordura saturada e trans, respectivamente. A constatação é de um estudo da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que analisou mais de 20 categorias de produtos.


O consumo elevado de sódio pode aumentar a pressão arterial e levar à hipertensão. A ingestão de gordura trans e gordura saturada acima dos níveis recomendados pode causar problemas cardíacos.


O caso do macarrão instantâneo com tempero foi um dos que mais chamou a atenção devido ao alto teor de sódio. Dependendo da marca do produto, a pessoa ingere em uma porção até 167% do sódio recomendado para o consumo diário.


A Anvisa comparou 12 marcas de macarrão instantâneo: algumas têm duas vezes mais sódio que outras.


"O consumidor precisa comparar os produtos, há fabricantes que já conseguem produzir alimentos mais saudáveis", diz Maria Cecília Brito, diretora da Anvisa.
Na análise da gordura saturada, a batata frita foi o alimento considerado "vilão". Também houve, nesse caso, grande variação entre as 28 marcas pesquisadas. Há marcas que contêm até cinco vezes mais gordura saturada que outras concorrentes.


Em nota, a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação afirmou estar "surpresa" com a divulgação do estudo da Anvisa, porque esperava discutir o tema em um evento na próxima semana.


Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO – SP

Nenhum comentário: