terça-feira, 7 de abril de 2009

Porto Alegre está acima do peso

Porto Alegre ganhou um título preocupante. Quase metade da população adulta da capital gaúcha (49%) está acima do peso e 15,9% é obesa. É a campeã nos índices, segundo dados da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde.

Teresina (PI) tem o menor indicador: 36,6%. Entre as mulheres, a obesidade atinge principalmente as que apresentam menor escolaridade. O trabalho mostrou que, no grupo com zero a oito anos de estudo, 18% eram obesas. Entre o grupo com 12 anos ou mais de escolaridade, a diferença era de quase 10 pontos percentuais: 8,5%.

A doença aumenta de acordo com a faixa etária. Entre 18 e 24 anos, 4,2% são obesos. Esse percentual sobe na faixa etária entre 25 e 34 anos (11,9%), entre 35 e 44 anos (15%) e atinge o pico no grupo entre 55 e 64 anos (19,9%).

O levantamento mostra que, de um modo geral, a população brasileira está mais obesa, mais hipertensa e abusa com mais frequência do consumo de bebidas alcoólicas.

Mais de 50 mil pessoas foram entrevistadas

Obesidade e hipertensão são dois importantes fatores de risco para uma das categorias de doenças que mais matam no país, as do aparelho circulatório. O consumo de bebida em excesso está associado à violência e a acidentes de trânsito.

O trabalho, feito por meio de entrevista telefônica com 54.353 pessoas ao longo de 2008, detectou um aumento importante do consumo abusivo de álcool entre as mulheres: 10,5% bebem exageradamente. A tendência é mais marcante entre o grupo com maior escolaridade. No grupo entre 12 anos ou mais de estudo, 12,5% disseram haver bebido mais de quatro doses de bebida, em uma única oportunidade, o que caracteriza consumo abusivo.

Apesar do aumento importante, os homens são os que mais abusam do álcool. Em 2008, 29% revelaram que, no mês anterior à pesquisa, haviam bebido, em uma só oportunidade, mais de cinco doses de bebida – o que caracteriza o consumo em excesso no grupo masculino.

Fonte: Jornal Zero Hora

Nenhum comentário: