terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Alimentos termogênicos


Fuja das dietas da moda e encare uma alimetação saudável e diversificada que permite acelerar o metabolismo e queimar as gordurinhas extras.


A preocupação com a balança é presença constante no universo de mulheres que desejam manter a forma. Quando se tem uma rotina corrida, com horários apertados e pouco tempo destinado à alimentação, é comum dar atenção aos alimentos rápidos de comer, porém menos saudáveis.


Para deixar a preocupação de lado e aproveitar o que de melhor os cardápios oferecem, que tal dar preferência aos alimentos termogênicos? Como o próprio nome sugere, tais alimentos causam um efeito térmico que acelera o metabolismo e aumenta a temperatura corporal. Dessa forma, como são responsáveis por um gasto energético de 10%, ajudam a emagrecer com a queima de gordura corporal.


Gostou? Uma pena que os termogênicos não sejam milagrosos. Para que façam o efeito necessário eles devem estar aliados a uma alimentação saudável e a pratica de exercícios físicos. "Sozinhos, não têm nenhum efeito positivo no organismo", explica a nutricionista Luana Stoduto.


Para fazerem efeito, os alimentos termogênicos devem ser inseridos com regularidade no dia-a-dia. Outro hábito interessante, como beber bastante água, especialmente gelada, pode queimar cerca de 200 calorias quando ingerido um litro e meio diariamente, o equivalente a oito copos de água. "Isto acontece porque o organismo gasta energia para elevar a temperatura da água de 5ºC para 37ºC, que é a temperatura corporal interna", diz Luana.


Gengibre, pimenta vermelha e chá verde têm esse poder. Além de mostarda, laranja, kiwi, cafeína, guaraná em pó e aspargos, os vegetais fibrosos (brócolis, acelga, couve) e as gorduras vegetais, em especial a de coco, também possuem a característica de acelerar o metabolismo.


Produtos derivados de chocolate e os que contém ômega-3 (bacalhau, salmão, arenque, sardinha, anchova) e ácido linolêico conjugado (nutriente encontrado na carne bovina, de peru e em alguns laticínios) ainda entram na lista.


A seguir, seguem alguns alimentos termogênicos que ajudam você a entrar em forma:


Pimenta Caiena (pimenta vermelha) e pimentões: aumentam a circulação, melhoram a digestão e aumentam a temperatura do corpo. Em preparos quentes ou saladas, contendo de 3 a 4 gramas, é capaz de aumentar o metabolismo em 20%.


Gengibre: aumenta o metabolismo em 20%. O gengibre pode ser consumido cru, no tempero de aves e peixes, refogado, em forma de chá ou batido no liquidificador com frutas. Deve ser consumido três vezes ao dia.


Vinagre de maçã: uma colher de chá duas vezes ao dia.


Ômega 3: Aumenta o metabolismo basal, ou seja, queima calorias. Elimina o excesso de líquidos e aumenta a energia do organismo. Além disso, funciona como antiinflamatório, previne e trata doenças cardiovasculares. Fontes: óleo de prímula, óleos de peixes (como salmão e sardinha). Também está presente na semente de linhaça (misturar duas colheres de sopa a vitaminas, salada de frutas, saladas, etc.).


Chá Verde: uma xícara de chá de 5 a 10 minutos antes das principais refeições. O chá verde e o branco possuem inúmeras propriedades terapêuticas já conhecidas na prevenção de doenças, além de acelerar o funcionamento do metabolismo. Os compostos presentes na planta reduzem a absorção de açúcar no sangue - o que ajuda a diminuir a compulsão por doces - e inibem a ação da amilase, enzima responsável pela digestão de carboidratos. Além disso, aceleram o trânsito intestinal.


Canela: uma grama, duas vezes ao dia, na forma de chá, preparada com queijo, gratinada no forno ou polvilhada em sopas ou frutas como maçã, banana e mamão.


Guaraná: em pó ou cápsulas, 2 gramas, duas vezes ao dia. Encontrado em drogarias e casas de produtos naturais.


Apesar desses alimentos serem naturais, hipertensos,cardiopatas, gestantes e lactantes precisam ter atenção ao consumi-los, já que o excesso pode levar ao aparecimento de sintomas como dor de cabeça, tontura e insônia.

Fonte: CFN

Nenhum comentário: