terça-feira, 24 de agosto de 2010

Diabetes tipo 3


Pacientes com diabetes tipo 3 (DM3), ou diabetes tipo 1 mais tipo 2, possuem características das duas doenças, ou seja, o paciente com DM3 tem dependência total da insulina e normalmente mantém um peso adequado durante a juventude.


Por apresentar uma carga genética favorável a resistência à insulina, associada a exposição aos fatores ambientais (sedentarismo e dieta rica em açúcares e gorduras), este paciente adquire características de um indivíduo com diabetes do tipo 2: obesidade (principalmente a central), hipertensão, dislipidemia e resistência à insulina exógena. Ou seja, é um paciente diabético tipo 1 com sintomas de síndrome metabólica, normalmente apresentada por portadores de diabetes tipo 2.


O tratamento torna-se mais difícil, pois o indivíduo depende totalmente da aplicação de insulina para reduzir seus níveis de glicemia, mas devido a resistência à insulina o hormônio acaba tendo que ser ofertado em doses mais altas, o que facilitaria o ganho de peso deste paciente.


Além do tratamento dietoterápico ser direcionado a indivíduos obesos e do incentivo à prática de atividades físicas, a utilização de medicamentos para pacientes diabéticos do tipo 2 (como a metformina) e/ou inibidores de apetite (como a sibutramina) pode ser feita empiricamente. Quando o peso corporal do indivíduo diminui, os controles metabólicos também melhoram.

Fonte: Nutritotal








3 comentários:

m.edhuarda dayse disse...

minha vo tem diabete tipo 3 tem problema de pressao alta ja passou mal a sua glicose foi ate 750 mas nao sabemos o que ela pode ou nao comer tire a minha duvida espero resposta

Daniela Kronbauer disse...

Olá
Bom, a primeira coisa a se fazer é pensar no consumo de alimentos com fibras (pão integral, arroz parboilizado ou integral, frutas e verduras cruas, aveia, etc).
Tem que se ter um controle do açúcar refinado e trocá-lo por adoçante.
Não utilizar doces de frutas no pão.
Evitar sobremesas e doces em geral.
Diminuir também o consumo de alimentos gordurosos.

Espero ter ajudado!!!

Daniela Kronbauer disse...

Para maiores esclarecimentos e para se ter uma dieta de acordo com as necessidades da sua avó, recomendo que vocês procurem um profissional Nutricionista!!!
Pois é muito difícil o controle da diabetes sem ter uma alimentação adequada para cada caso.