terça-feira, 11 de agosto de 2009

Dieta para o bem dos olhos


O consumo regular de peixes, redutos de ômega-3, diminui o risco de degeneração macular relacionada à idade, problema que pode levar à cegueira. Altas doses dessa gordura são encontradas na retina e precisam ser constantemente renovadas. Comer pescados no mínimo uma vez por semana já reduz a probabilidade de ver a mácula sofrer.

O ômega-3 é importante para preservar os pequenos vasos que irrigam os olhos e ainda protege a retina contra inflamações. Não são apenas os peixes que merecem entrar no seu prato: as nozes também são guardiãs da visão. O azeite de oliva é outro exemplo. O benefício vem da mistura de gorduras saudáveis e substâncias antioxidantes.

As gorduras benéficas selecionadas para o cardápio ainda mantém um elo com a lubrificação do globo ocular. E quem sobressai de novo é o ômega-3, consagrado no combate ao olho seco.

Os radicais livres, moléculas que, em excesso, danificam as células do corpo, não poupam os olhos. No fundo, a degeneração macular é resultado do acúmulo de oxidação numa porção da retina. Isso é motivo para investir nos antioxidantes, como as vitaminas C das frutas cítricas e E das nozes e castanhas, faz diferença para evitar que a visão enferruje.

Ainda existe a luteína, presente nas folhas verde-escuras, e a zeaxantina, encontrada no milho. Essa dupla protege contra a degeneração macular. Elas se depositam seletivamente na retina, onde se concentra a maior parte dos receptores de luz. Ali, elas também atuam como filtros contra a luz azul, uma readiação que lesa os nervos ópticos.

Na cenoura, na abóbora e no tomate deparamos com o betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A dentro do corpo. A vitamina A pronta é oferecida pelo leite, pelos ovos e pelo bife de fígado. Essa vitamina ajuda a manter a lubrificação dos olhos e é componente de um pigmento que nos permite enxergar com pouca luz ou no escuro. A carência do nutriente causa cegueira noturna principalmente entre crianças e, em casos graves, leva à perda total da visão.


O grande vilão da visão é a gordura trans, pois ao longo dos anos, ela multiplica a probabilidade de um indivíduo sofrer de degeneração macular. A trans está ligada a níveis desregulados de gordura no sangue e a processos inflamatórios, condições que aumentam o risco da doença. A degeneração da mácula é marcada pelo aparecimento de vasos sanguíneos anormais e por uma constante inflamação local.

O açúcar é outro fator prejudicial nessa história. São os diabéticos que não controlam os níveis de glicose no sangue os principais alvos de lesões que, no decorrer de décadas, fazem a retina sucumbir. Nessa região, o excesso de glicose propicia a formação de radicais livres e um processo inflamatório que levam a estrutura celular ao colapso.

Exagerar na carne vermelha traz prejuízos aos olhos. O consumo elevado desse tipo de alimento vem associado a altos níveis de compostos nocivos, como as nitrosaminas. Essas substâncias aceleram a oxidação, contribuindo para o surgimento de degeneração macular.

Nenhum comentário: