segunda-feira, 13 de abril de 2009

Coração jovem também precisa de atenção!!!


Muitos pensam que os cuidados com o coração só são necessários a partir de uma certa idade. Mas, o raciocínio está errado. O mesmo vale para aqueles que acham que as alterações de pressão só aparecem após passarmos pela casa dos 40, 50 anos. As mudanças de hábitos ao longo das décadas - em especial a alimentação carregada no sal - acabou gerando uma mudança no público atingido por esses distúrbios. "Cada vez mais são maiores os riscos de envolver os jovens. As doenças têm surgido precocemente e hoje não é raro encontrarmos adolescentes sofrendo de pressão alta", lembra o cardiologista Carlos Henrique Petterson. "Deixou de ser uma doença da meia-idade".

A baixa quantidade de frutas e verduras consumida pela maioria dos jovens também está relacionada ao crescimento nos casos de doenças ligadas ao coração nesta faixa etária. Outro problema é o sedentarismo ou a pouca prática de atividades físicas. "Os exercícios previnem hipertensão e outra dúzia de doenças", pontua Petterson. "Esse distúrbio não traz sintomas, geralmente é descoberto por acaso, quando a pressão é medida devido a um sintoma que não é causado por ele", explica.

Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), o país registrou um aumento relevante nos casos da doença envolvendo jovens. Pesquisas da entidade revelam que 30% dos brasileiros são atingidos pelo distúrbio, sendo que 3% estão nesta faixa etária. "É uma doença perigosa por ser silenciosa, sem sintomas e ter graves consequências", alerta Carlos. A pressão está relacionada a grande parte dos casos de infarte e derrame, que hoje são as principais causas de morte entre homens e mulheres com mais de 50 anos. "É importante que os jovens também cuidem do coração porque a maioria das doenças ligadas ao órgão não tem cura, mas podem ser prevenidas. E a prevenção funciona melhor quando começa cedo."

Pressão normal: até 135/85mmHg ("13,5 por 8,5"), medindo em casa ou até 140/90mmHg ("14 por 9") medindo no médico. Perigos da hipertensão: Causa 40% das mortes por "derrame"; 25% das mortes por "infarto"; aumenta o risco de insuficiência renal; aumenta o risco de morte súbita; aumenta o risco de aneurismas; aumenta o risco de insuficiência cardíaca.


Fonte: Viver Bem (Gazeta do Sul) 13 de abril de 2009

Nenhum comentário: