Além de atuar no sistema de defesa, na pele e nas artérias, estudos recém-concluídos revelam que ela pode prevenir a asma e problemas nas articulações.

A proteção seria resultado das propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes da vitamina C, freando a degradação das células do corpo. O ácido ascórbico (outro nome da vitamina C) ajuda a prevenir o desenvolvimento de tumores e de problemas cardiovasculares.
Também evita a oxidação do LDL, o colesterol ruim que se acumula nos vasos, e dá um auxílio a outras substâncias. A vitamina C regenera a vitamina E do organismo, permitindo que ela continue atuando como um antioxidante.
Quem consome mais vitamina C tem menos chance de desenvolver a gota, um tipo de inflamação nas articulações mais comum na ala masculina. O que já se sabe é que o ácido ascórbico estimula a excreção de ácido úrico, um agente inflamatório que provoca a doença.
Mas tomar doses exageradas da vitamina na forma de cápsulas para afastar gripes e resfriados

Por isso, devem ser consumidas fontes de vitamina C diariamente. Não devem ser utilizados suplementos, pois em pouquíssimas situações eles são recomendados.
Ela participa da produção de energia, por meio da queima de gordura, e da fabricação de neurotransmissores e hormônios. Até o desempenho intelectual está relacionado com níveis adequados da vitamina. A sua boa reputação, no entanto, se deve ao poder de brecar o envelhecimento.

* Não cozinhe os alimentos fonte, pois pode ser perdido até 100% da vitamina quando o alimentos é submetido a altas temperaturas.
* O nutriente pode resistir por 30 minutos, ou mais, se o suco for guardado na geladeira.
* Se comer pelo menos três porções de fruta o dia, irá com certeza ingerir o necessário. A quantidade necessária para homens é 90mg/dia e para mulheres 75mg/dia.
As principais fontes são: ACEROLA (1 unidade 234 mg); PIMENTÃO AMARELO (1

Fonte: REVISTA SAÚDE