Abaixo, os tipos de câncer e os alimentos que podem preveni-los:
-Câncer de próstata: a abóbora e a cenoura são famosas pela concentração de betac
.jpg)

- Câncer colorretal: Consumindo verduras crucíferas, como a couve-manteiga, couve-flor, repolho e brócolis, é possível reduzir um câncer colorretal já existente. O componente responsável seria o sulforafane. Pesquisa aponta redução de 40% no risco da doença entre aqueles que não deixavam faltar no prato, uma vez ao dia, pelo menos uma dessas crucíferas. O sulforafane parece ter seu efeito potencializado quando se aumenta o teor de fibras no cardápio, quando comemos outras folhas, como rúcula e espinafre, e comemos uma laranja como sobremesa.


- Câncer de estômago: o iogurte possui bactérias que, dentro do sistema digestivo, combatem


- Câncer de pulmão: o alfatocoferol (forma natural da vitamina E) presente no abacate, inibe o crescimento de tumores nesse órgão. Também vale caprichar nas fontes de betacaroteno, vitaminas C e E e selênio. Esses nutrientes reunidos protegem os pulmões, e estão presentes no chá verde, peixes, maçã, laranja, brócolis, goiaba, tomate e castanha-do-pará.
Agora, saiba quais alimentos devem ser evitados, pois aumentam as chances de câncer:



- Embutidos: salsicha, salame, presunto e mortadela. São produzidos com carne vermelha geralmente muito gorda, e levam na fórmula aditivos químicos chamados nitratos, que, no estômago, podem se transformar em nitritos. Estes se convertem em nitrosaminas, agentes cancerígenos, perigosos sobretudo para o estômago e esôfago. Até as carnes brancas perdem suas propriedades nutricionais quando transformadas em embutidos.

-Carnes vermelhas: elas deveriam ser limitadas a duas porções semanais, e nos outros dias deveriam ser consumidos peixes e aves. O problema é a gordura saturada, ingrediente cancerígeno. Sua ingestão excessiva é associada ao aparecimento de câncer colorretal. Quando a carne é esturricada na grelha ou na frigideira, o risco aumenta. Ocorre uma reação química que libera substâncias cancerígenas bem naquela casquinha escura e crocante.